segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Medo. Tantos.

Sempre gostei de dizer que não tinha medo de nada. E por muito tempo, acreditei nisso, incapaz de reconhecer medos. Mesmo hoje, ao pensar em meus medos de infância, tenho dificuldade para encontrá-los, tão escondidos dentro de mim, tamanho meu medo deles.

Lá longe ouço um medo de abelha, que me persegue zunzunindo durante a vida. Medo de ferroada de abelha, de vespa, de maribondo, medo de ferrão. Também havia o medo terrível dos dias em que meu pai chamava as crianças empunhando a ameaçadora garrafa de óleo de fígado de bacalhau. E penso agora que talvez ele também tivesse medo. Talvez.

Tinha medo de bonecas grandes, medo de que acordassem à noite e não gostassem de mim. Medo de seus dedinhos afiados perto dos lençóis. E medo de cachorro, grande ou pequeno. Medo que latissem perto demais.

Também havia o medo de tirar nota baixa em matemática, e o medo enorme de todos aqueles números que a acompanham ruidosamente. Medo de que a professora gritasse e de passar vergonha. Medo de risadas na sala. Medo de minha mãe chorar por causa da nota baixa, medo de ficar de castigo e medo de precisar estudar mais matemática. Medo de não ganhar presente de Natal.

Depois, medo da morte. Medo de nunca mais ver e de nunca mais sentir. Medo de ficar sem pra sempre. Medo de perder, medo de se perder e de ficar perdida. Sempre tive medo do nunca mais. E medo de pesadelo, medo de sonho repetido repetido e repetido, repetidamente sem fim. Medo de um pra sempre ruim.

E veio o medo de ser diferente dos amigos, medo de ser igual aos amigos e o medo de não ter amigos. Medo de estar sempre sozinha, de fazer tudo errado, medo de ser esquecida. Medo de risos altos. E de risos baixos. Medo de que não gostassem, medo de que gostassem.
Medo do novo. Medo da vida.

E com o tempo, medo de começar e medo de não dar certo. Medo do ponto final, que sempre é ponto e vírgula, mas não parece. E esse medo de não aprender, medo de esquecer, medo de tentar de novo, medo de fazer sempre a mesma coisa. Medo de não ser capaz. E o medo de repetir erros, medo de solidão. Medo de não ser feliz. Medo de não fazer feliz.

Medo de encarar meus medos e tanto medo de não ter coragem para vencer medos descobertos. Tantos medos.
Medo, tanto medo de ter sempre medo deles...
------------------------------------------------------------
(Não, não é uma crise. ;) O texto foi escrito para uma disciplina da pós e achei q ficaria bem aqui. Não?)

6 comentários:

Beth disse...

Nossa qto medo! Até eu fiquei com medo, e se for descrevê-los, acho que chego no útero da minha mãe! Ainda bem q vc não chegou até lá!kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Faltou o caderninho de controle!
Bjs,
Adorei seu texto!

Clarinha disse...

Huahua, o caderninho de controle! É, mesmo, q medo! Brrrr...
;)

Alessandra Turola disse...

Também gostei muito do seu texto!
Fez-me refletir neste momento em que quase me deixei paralisar por meus medos...

Máslova Negreiros Finotti disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Uma Flautista disse...

Mais uma que gostou muito do texto. :)

Também refleti um pouco sobre meus medos, e notei que seres humanos sentem mais ou menos medo das mesmas coisas...-.-

Roberto A. Wild disse...

Meus medos realmente foram poucos, mas grandes. Primeiro, o de perder as básicas rédeas racionais do dia-a-dia. Depois, medo de esquecer pessoas importantes (as coisas importantes eu esqueço de qualquer maneira)...
Às vezes penso (sem medo) o que será quando eu esquecer todas aquelas senhas de banco, blog, msn, orkut, email 1, email 2, email 3, etc... Quer saber de uma coisa? Já esqueci quantas senhas eu tenho.
Lari-la-la...