segunda-feira, 11 de julho de 2005

Bia Bedran

Perdido em alguma linha da agendinha, há um comentário sobre a Bia Bedran. Para quem ñ conhece (como? Nunca ouviu falar?!?!), Bia é cantora, contadora de histórias, professora, pesquisadora, escritora (...) e faz um trabalho maravilhoso voltado para a educação infantil. Ela já teve, na TV Cultura, um programa chamado Canta Conto, q passou por muito tempo. Lá, ela cantava e contava histórias para as crianças, ensinava músicas, brincava com o folclore, ensinava... Pena q tudo o q é muito bom, sempre acaba rápido!
Bia tem nove cds lançados e 3 ou 4 livros publicados, todos muito bons! Um material verdadeiramente precioso, em todo o amplo sentido da palavra.

Bom, através de músicas e histórias pesquisadas pelo Brasil afora, Bia Bedran resgata nossa cultura, nosso folclore e entrega tudo isso às nossas crianças. Que, por sinal, estão cada vez mais necessitadas de alguém q pense nelas.... Bom, a professora cresceu ouvindo e cantando Bia Bedran, virou fã da Bia Bedran e, claro, criou a comunidade Bia Bedran no Orkut...


Mas o q eu ia contar ñ era isso. Desde q comecei a trabalhar com crianças - muito provavelmente influenciada por Bia Bedran - sempre sonhei em levar meus alunos a um espetáculo dela. Afinal, trabalho com as músicas e histórias dela em sala de aula o tempo todo. Mas... levar alunos em aos espetáculos dela é complicado... Costumam ser na zona Sul, bem longe da nossa escola, costumam ser caros (para o bolso deles) e cosrtumam ser apenas nos fins de semana, dias em q escola não funciona para os alunos.

Como levá-los até o espetáculo sem ser em um passeio escolar? Bom, a professora maluquinha reuniu os pais e avisou aos poucos q estavam presentes (em uma turma de 27, apenas 5 responsáveis compareceram!) , q a Bia Bedran estava se apresentando neste fim de semana. Claro, eles disseram q ñ poderiam levar e tudo o mais. Aí... Aí, descobri q por serem alunos do município, pagavam somente meia entrada.... Melhorou muito! E disse aos pais que, como ia levar minha irmã caçula ao teatro, poderia perfeitamente levar mais algumas crianças... Aí é q está a maluquice, na opinião geral... Sem ser dia letivo, sem ser passeio da escola, sem sequer relacionar o passeio à escola - e era mesmo um passeio particular -, levando apenas algumas crianças (dos pais q compareceram à reunião), e pegando carona no carro do papai, q gentilmente cedeu transporte gratuito para a professora, carreguei meus alunos para o espetáculo "Brinquedos Cantados", na tarde de sábado. Muito, muito bom! As crianças adoraram, foram centro das atenções no teatro (depois da Bia, naturalmente).

Sentamos enfileirados, um ao lado do outro. Cada vez q Bia cantava uma música q as crianças conheciam, elas se levantavam, aplaudindo e dando pulinhos, e participavam da atividade. A proposta do espetáculo é essa mesma, q as crianças e os adultos participem, q brinquem como crianças. Mas a minha turminha era a mais animada (professora coruja), a mais linda, a mais fofinha! :)

Eles participaram, cantaram, adoraram tudo e me pediram pra gente sair juntos mais vezes... Eu bem q queria, mas esse tipo de passeio envolve responsabilidades homéricas... Mas eu queria, muito! Uma das minhas meninas está interessadíssima em conhecer a Biblioteca Nacional e o Real Gabinete de Leitura... (Oh, de quem será a culpa?) Meu pai fez um caminho comprido até o teatro e fomos passando pelo centro do Rio. As crianças vibravam, davam gritinhos... E eu, louca de vontade para levá-los em um passeio pelo Centro da Cidade. Andar pelas ruas antigas, passear no bondinho de Sta.Tereza, sobre os Arcos da Lapa, visitar o Theatro Municipal e a Biblioteca... E quantas bibliotecas e sebos fossem possíveis! Por enquanto, fica na minha lista de desejos... Como tantos outros desejos. Desejos são entes estranhos. Uns tornam-se realidade, outros não... Uns nos fazem felizes, outros ficariam melhor apenas no mundo dos sonhos...

Nem todos são possíveis, e eu nem saberia definir bem quais deveriam tornar-se realidade, quais não... O passeio dos meus alunos, certamente sim... :-P

---------------

Aos aluninhos desta salinha: Obrigada por tornar este Blog realidade... Vcs são todos muito fofinhos (seja lá quem são vcs...)!
---------------
Atenção, atrasados: a maioria dos alunos já entregou o trabalhinho! O prazo está se esgotando! Corram e coloquem, bem bonitinho, a sua criação no
escaninho da professora, até o próximo fim de semana...
---------------
À quem interessar possa: Bia se apresenta em todo o Brasil. Ela estará em Fortaleza, semana q vem, me parece. Se quiserem vê-la, acompanhem a agenda dela,
por aqui.
----------------
Grande este post, não?