sábado, 16 de julho de 2005

Karl May

Comecei cerca de três posts, mas acabei desistindo deles; ficaram todos muito compridos e estou tentando economizar palavras e falar menos abobrinhas. Se ao menos falasse brigadeiros como aqueles da festa da Adry! Gente, novo livro no Cantinho de leitura, perceberam? Toda vez que começo a falar deste livro, falo demais... Ai! É um dos melhores livros que conheço. Tinha muito mais a falar sobre ele, mas achei demais para o cantinho, então vou terminar aqui... Nem sei por onde começar. Karl May é t-u-d-o!!!

Meu amado, idolatrado, salve,salve escritor.

Karl May escreveu muitos, muitos livros, parece que mais de sessenta romances e muitos contos, q resultaram em mais uns vinte livros. Nossa, as aventuras narradas por ele são incrivelmente envolventes, emocionantes e divertidas. O autor é de um humor inteligente e de uma graça cativante... E a professora é suspeita para falar, pq é abertamente apaixonada pelo autor e por seus personagens. À propósito, o escritor casou duas vezes, e o último casamento foi com uma moça bem mais jovem q ele, xará da professora. Nada a ver, mas qd eu descobri, achei o máximo!!!

Karl may e Klara, a felizarda.

Falando sério, não conheço ninguém que, começando a ler, tenha conseguido abandonar a história pelo caminho. A grande maioria lê todos os 30 livros traduzidos, rapidinho... Foi o que fiz nos meus já loooonges 13, 14, 15 anos. Li tudinho, e decepcionada por não poder ler os outros deixados pelo escritor, comecei a estudar alemão. A idéia é, um dia, traduzir os livros que faltam na coleção para o português. Winnetou é uma trilogia, e aconselho procurar os três livros e comprá-los todos de uma vez, pq é acabar um, ler o outro. O cacique dos apaches pode ser encontrado em vários outros romances, depois de Winnetou. Além de Winnetou, Karl May criou outros personagens cativantes e inesquecíveis, entre árabes, norte-americanos, sul-americanos, índios, europeus, africanos e tantos outros povos que estão nos livros que ainda não pude ler. Mas que devorarei em breve...

Até bem pouco tempo, eu conhecia realmente bem poucos leitores de May: meu pai, meu padrinho (q me apresentaram aos livros), meu irmão - que leu tudo antes de mim, e minha prima, que me acompanhou na leitura e também começou a estudar alemão.... Infelizmente, desistiu depois que chegou aos números, e o entusiasmo dela por May foi declinando, até quase o esquecimento... :( Mas lá no Orkut, com a comunidade Karl May, descobri mais de 40 leitores pelo Brasil afora, e fiz muitas amizades. Entre elas, um amiguinho aqui da nossa sala. Somos um público seleto, porém cada vez maior! Bem que todos os alunos poderiam fazer parte do grupo... Mas precisa ler, só estar lá não adianta! Tenho certeza, vcs não se arrependerão da empreitada!

Existem muitos escritores brasileiros que leram Karl May na adolescência, entre eles Lya Luft e Fernando Sabino. De Sabino, recolhi a seguinte frase: "Meu autor predileto era Edgar Wallace. Pouco depois passaria a viver sob a influência do livro mais sensacional que já li na minha vida, que foi o Winnetou de Karl May, cujas aventuras procurava imitar nos meus escritos." Também eu devo a Karl May o meu entusiasmo pela leitura e pela escrita. E um monte de idéias, informações culturais, muito da pessoa q sou hoje. Ele me influenciou profundamente... Com seus livros, aprendi muito e ionteressei-me enormemente pelas culturas árabe e indígena, em especial. E através dele, encontrei meus rumos profissionais, que seguem a trilha da tradução e da cultura germânica.
Embora seja um autor normalmente procurado por jovens, nunca se é velho demais para ser jovem, ou para deliciar-se com aventuras jovens. Além disso, depois de mais amadurecidos somos capazes de perceber idéias q passam direto qd ainda somos muito jovens. Como li na página da Karl May Verlag, a editora alemã responsável pela publicação da obra em alemão, "Es ist nie zu spät für spannende Abenteuer": "Nunca é tarde demais para aventuras emocionantes" - viram, já estou traduzindo?! :-P

Falei em Karl May, falei demais... perdão! Mas ele merecia muuuito mais! Em tempo: pretendo começar a postar os trabalhinhos de vcs logo, logo. Só vou dar um tempo pra todo mundo digerir este post e se entusiasmar pelo escritor.