terça-feira, 25 de dezembro de 2007

Desceste das Estrelas

Desceste das Estrelas
de Santo Afonso de Ligório

Desceste das estrelas, Rei celeste,
e à gruta escura e fria tu vieste:
ó divino Pequenino, eu te vejo aqui tremer,
Deus encarnado...
O quanto te custou me haver amado!

Tu, que plasmaste a terra e o céu fizeste,
faltam-te agora, ó Deus, coberta e veste.
Ó querido estremecido, a que extremos queres vir:
esta pobreza
mostra, do teu amor, toda a riqueza.

(tradução de Dom Marcos Barbosa)
***
Esta é uma das minhas canções de Natal prediletas. No original, em italiano, é belíssima!
No youtube, pode ser visto com um coral e num clipe natalino na voz de Pavarotti.
Um feliz e Santo Natal aos amigos de sempre e aos visitantes ocasionais! :)

9 comentários:

Anônimo disse...

Eu não conheço muitos poemas religiosos nem de Natal , mas tenho um do Fernando Pessoa - como Alberto Caeiro - que é lindíssimo . A Maria Bethânia declama no show "Maricotinha" . Se não me engano o nome do poema é "Doce Mistério da Vida"

Clarinha disse...

Vou procurar...

Anônimo disse...

Voltei das minhas "férias natalinas" (sem internet)!! Felicíssimo Natal atrasado a todos!!! E, se eu desejar um felicíssimo pós-Natal, não tem atraso nenhum, hehehe.

Anônimo disse...

Corrigindo : Poema do Menino Jesus . É esse o nome do poema . hehehehe

Clarinha disse...

Se é esse, ñ acho nem um pouco lindo, não... :/

Anônimo disse...

Corrigindo : Só conhecia o trecho que Bethânia declama no show Maricotinha . Hoje li o poema inteiro - É enorme - E não é todo bonito , não . Postarei em meu blog a parte que conhecia e que é realmente muito bonita . Êta , êta , acho que a professora pensou . "Deus , eduquei um herege !" Estou estupefato comigo mesmo !

Clarinha disse...

hahahah
Pensei isso mesmo, hahahaha
Perguntei-me onde havia errado, entrei em crise com Fernando Pessoa, questionei-me se, realmente, td vale a pena! :P
hehehe

Anônimo disse...

Tia , como devemos proceder quanto à rematrícula desse ano ? Documentos , xerox , retratos ... Aliás , já estamos , segundo as minhas contas, na 5ªSérie

Clarinha disse...

hahahaha
5ª série? :P
Ninguém te contou q aqui ñ é regime seriado?
Aqui funciona assim: a gente primeiro entra na sala mais bonita e depois vê a plaquinha que está na porta, para saber em q turma estamos, tá? :P