quinta-feira, 3 de janeiro de 2008

Balanço

Escrevendo o título, me dei conta do quanto gosto da palavra “balanço”, em todos os seus significados. A primeira intenção era no sentido de avaliação, balanço do ano que passou. Mas ao deparar-me com a palavra escrita, a imagem imediata foi o brinquedo que alegra praças, parques e crianças.

Tão gostoso balançar-se sem compromisso, para lá e pra cá, sentindo o vento nos cabelos! Tão gostosa a imagem de um pai empurrando a cadeirinha, a criança rindo alto, o mundo passando rápido sob seus pés. E tem a moça que balança leve sobre o balanço do parque, pensando decerto em coisas bobas, mas necessárias. Que balança leve e sorri gostoso.

E tem o balanço ritmo, balanço dança, balanço leve da cabeça ou dos dedos, acompanhando a orquestra; ou o balanço do tronco, dos braços, balanço inteiro de quem ouve Noel ou Pixinguinha. Balanço do músico que ao tocar, ondeia o instrumento, de levezinho.

Ondeia. Balanço das ondas no mar... Calmas, ida e volta; agitadas, imensas, balançando-se constantemente. E a rede, entre coqueiros, balança, balança, balança...

Cadeira de balanço.
Tem balanço tão significativo quanto esse da cadeira que, sozinha, embala recordações? E as folhas das árvores, que balançam com o vento. E a gaivota que plana e balança por cima do balanço das águas. E a mãe que embala o filho à noite, balançando-o de lá pra cá, enquanto canta. E os namorados que balançam sonhos nas mãos entrelaçadas.

O ano que passou me trouxe essas idéias, tolas talvez, mas leves. Me leva a concluir que foi, sim, um lindo ano. Volume gostoso deste livro que escrevo, ilustrado com aquarela, que é tinta leve cujas cores ondeiam –e balançam - sobre os desenhos.

A todos nós, portanto, belos balanços em 2008. ^^

3 comentários:

R. B. Canônico disse...

Clarinha, que texto bonito! Muito delicadas essas suas idéias. Não sei porque, mas a idéia de balanço sempre me lembra o mar, as ondas indo e vendo, balançando recordações agradáveis na memória... ou então uma bela plantação de trigo (qualquer dia você vem pra cá e eu te mostro uma :)

Anônimo disse...

O balancê , balancê ...

Adry e Webert disse...

Eu me lembro do balanço da rede... Não a de pescar, mas a de cochilar, descansar, brincar, balançar, namorar...

Balanço bom é aquele que embala e anima a vida.

Balancemos, então!